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ISO 9001 - Padrão de gestão da qualidade.

ISO 9001 é um padrão de gestão da qualidade. Aplica-se a todos os tipos de organizações, independentemente do tamanho ou do que façam. Pode ajudar as organizações de produtos e serviços a alcançar padrões de qualidade reconhecidos e respeitados em todo o mundo.

A política de qualidade é uma declaração formal da administração, intimamente ligada ao plano de negócios e marketing e às necessidades do cliente. A política de qualidade é entendida e seguida em todos os níveis e por todos os colaboradores. Cada funcionário recebe objetivos mensuráveis ​​pelos quais trabalhar.

As decisões sobre o sistema de qualidade são tomadas com base nos dados registrados e o sistema é regularmente auditado e avaliado quanto à conformidade e eficácia.

Os registros devem mostrar como e onde as matérias-primas e produtos foram processados, para permitir que produtos e problemas sejam rastreados até a origem.

Você precisa determinar os requisitos do cliente e criar sistemas para se comunicar com os clientes sobre informações de produtos, consultas, contratos, pedidos, feedback e reclamações.

Ao desenvolver novos produtos, você precisa planejar os estágios de desenvolvimento, com testes apropriados em cada estágio. Você precisa testar e documentar se o produto atende aos requisitos de design, requisitos regulamentares e necessidades do usuário.

Você precisa revisar regularmente o desempenho por meio de auditorias internas e reuniões. Determine se o sistema de qualidade está funcionando e quais melhorias podem ser feitas. Lide com problemas passados ​​e potenciais. Mantenha registros dessas atividades e das decisões resultantes e monitore sua eficácia.

Você precisa de procedimentos documentados para lidar com não conformidades reais e potenciais (problemas envolvendo fornecedores ou clientes, ou problemas internos). Certifique-se de que ninguém use um produto ruim, determine o que fazer com o produto ruim, resolva a causa raiz do problema buscando e mantenha registros para usar como uma ferramenta para melhorar o sistema.

Benefícios da ISO 9001

É amplamente reconhecido que o gerenciamento de qualidade adequado melhora os negócios, muitas vezes tendo um efeito positivo sobre o investimento, a participação no mercado, o crescimento das vendas, as margens das vendas, a vantagem competitiva e a prevenção de litígios. Os princípios de qualidade na ISO 9001: 2015 também são sólidos, de acordo com Wade e Barnes, que afirmam que "as diretrizes da ISO 9000 fornecem um modelo abrangente para sistemas de gestão da qualidade que pode tornar qualquer empresa competitiva na implementação da ISO, muitas vezes oferece as seguintes vantagens:

  • - Cria uma operação mais eficiente e eficaz;

  • - Aumenta a satisfação do cliente;

  • - Aprimora o marketing;

  • - Melhora a motivação, consciência e moral dos funcionários;

  • - Promove o comércio internacional;

  • - Aumenta o lucro;

  • - Reduz o desperdício e aumenta a produtividade.

Saiba mais em: www.tuv-nord.com

 

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