O afastamento do flange da bucha com o cubo da polia, especificado na tabela, deve ser ANTES do aperto, e qual o afastamento mínimo deve ter depois do aperto?

O afastamento é antes do aperto, e depende do tamanho da bucha. Estes valores encontram-se na bula que acompanha a bucha e no catálogo técnico. Depois do aperto é impossível prever qual a distância que vai ficar, pois isto depende da qualidade e precisão da usinagem da polia e bucha rugosidade e a tolerância que ficou depois da usinagem, o fato de ter tolerância sugerem um campo de medidas onde a polia e a bucha podem ser fabricadas sem que estejam mortas, assim sendo, a medida final exata da usinagem interfere diretamente nesta distância.
Pelo lado do cliente influi a tolerância e rugosidade do eixo e o torque aplicado nos parafusos.


O cliente deve limpar a bucha o furo cônico da polia e o eixo antes de começar a montagem?

A polia e a bucha são fornecidas com óleo protetivo para evitar a oxidação. Antes da instalação o cliente deve limpar o óleo protetivo da bucha e do furo da polia com tiner, benzina ou outro produto de mesmo desempenho. Alem disto deve se certificar que o eixo onde será montada a polia com bucha esteja igualmente limpo, sem óleos, resíduos, rebarbas etc.
Na montagem não utilizar nenhum lubrificante, pois o torque de aperto é para uma bucha limpa sem nenhum lubrificante. Se houver lubrificante no cônico da polia e bucha isto diminuirá muito o atrito a bucha entrará mais na polia e irá gerar um esforço radial muito grande que pode até encostar a flange no cubo e em casos extremos até romper o cubo da polia.
As buchas sem chaveta simplesmente fixas por atrito gerado pela pressão do cônico não funcionarão.


Qual é a medida recomendada do eixo para o furo da bucha?

A tolerância indicada para o eixo é h8, isto é, uma tolerância de baixa precisão, logicamente quanto mais preciso for o eixo melhor. O furo da bucha é fornecido com a tolerância G7 ou F7 dependendo da aplicação. Assim se a tolerância do eixo se situa entre o campo h8 e a tolerância do furo da bucha esta será montada sem esforço. Casos especiais consultar a fábrica.


Qual os valores de torques a serem usados nos parafusos de fixação da bucha?

Os torque de aperto dos parafusos depende do tamanho da bucha. Estes valores encontram-se na bula que acompanha a bucha e no catálogo técnico. Deve-se tomar o cuidado para utilizar as mesmas unidades que estão no catálogo e na bula para a regulagem do torquímetro.


Qual a diferença entre a polia maciça e a raiada?
Geralmente as polias raiadas são utilizadas quando há necessidade de uma transmissão mais leve, exigindo um menor esforço dos mancais, rolamentos e até mesmo a estrutura da máquina, entretanto, atendendo a resistência necessária para não comprometer a transmissão.


Existem polias de elevador padrão?
A Mademil possui uma vasta linha de modelos padrão de polias de elevador, tanto polias de tração, quanto polias de desvio, que são fabricadas sob encomenda.


O tamanho da polia pode ser aproximado ao tamanho solicitado?
Dependendo do tipo de máquina o tamanho da Polia poderá ser aproximado.
Caso não encontre o tamanho da polia adequada em nosso catálogo de produtos, o cliente poderá entrar em contato com nossa equipe de vendas que indicará qual diâmetro aproximado poderá ser utilizado em substituição.


Como dimensionar (selecionar) o acoplamento adequado?
Caso o cliente tenha dúvidas quanto ao dimensionamento do acoplamento, nossa equipe de vendas poderá auxiliar na escolha do acoplamento ideal para o funcionamento do seu equipamento, entre em contato com nossos vendedores.